Chocante

Idoso de 80 anos vai de maca ao banco para realizar prova de vida

Banco disponibilizou uma ambulância para levar o homem, mas ele precisou ir de maca até a porta da agência.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 09/06/2021 às 17:47
Reprodução
FOTO: Reprodução

Para continuar recebendo a aposentadoria, um idoso de 80 anos teve que ir de maca até uma agência do Banco do Brasil para realizar a prova de vida, obrigatória para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O caso aconteceu em Piripiri, cidade a 163 km da capital Teresina, na sexta-feira (4).

Segundo a família do idoso, um parente tentou fazer o procedimento, mas não conseguiu e o aposentado foi obrigado a ir até a agência para realizar a prova de vida presencialmente, para provar que estava vivo. 

Ainda segundo a família, o banco disponibilizou uma ambulância para levar o homem, mas ele teve que ir de maca até a porta da agência. “Fazer prova de vida de um idoso acamado durante uma pandemia? Não teria um funcionário capacitado para ir na casa do idoso neste caso específico?", questionaram os familiares.

Situação do idoso 

Desde que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o homem possui problemas de locomoção e tem a saúde debilitada há um ano. Familiares contam que o idoso não consegue andar de cadeira de rodas e precisa de cuidados constantes.

Com o valor da aposentadoria, o idoso consegue pagar apenas os seus remédios, o trabalho de uma cuidadora e de uma fisioterapeuta para cuidar dele em casa. Para seus entes, a situação foi humilhante. "Meu Deus, é revoltante. O tanto que a tecnologia está avançada não teria outro método pra fazer? Um absurdo", lamentaram.

Posicionamento do INSS

O G1 entrou em contato com o Banco do Brasil e foram informados que não prestou qualquer tipo de orientação para que a prova de vida do idoso fosse realizada em alguma de suas agência. Por meio de nota, a instituição alegou que o beneficiário foi levado à agência sem contato prévio e ressaltou que a prova de vida foi realizada logo após o atendimento em Piripiri.

Conforme o banco, o INSS oferece a opção da prova de vida domiciliar, com agendamento por meio do site meu.inss.gov.br. Os beneficiários com impossibilidade de locomoção, acamados/hospitalizados devem ser orientados a constituir procurador junto ao INSS, mas essa não foi a realidade do idoso. 

*Com informações do G1