Inusitado

Primeiro eclipse solar de 2021 exibirá anel de fogo na quinta-feira (10); Entenda

Previsão é que o eclipse comece as 5h12, com duração de aproximadamente 3 minutos.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 09/06/2021 às 18:24
Reprodução/Pixabay
FOTO: Reprodução/Pixabay

Na manhã da próxima quinta-feira (10), vários países poderão contemplar um eclipse solar anular, o primeiro eclipse de 2021. O fenômeno, vai exibir um "anel de fogo" no céu. O último evento do tipo aconteceu em 2019 e pôde ser observado apenas na Ásia.

A previsão é que o eclipse comece 5h12, de acordo com o horário de Brasília, e terá duração de aproximadamente 3 minutos e 51 segundos. O fenômeno não poderá ser visto do território brasileiro, mas ele será totalmente visto do norte do Canadá, Rússia e Groelândia. Partes dos Estados Unidos, Europa e Ásia terão vista parcial do eclipse solar.

Este é o primeiro eclipse solar de 2021 e o único anular do ano. O próximo eclipse solar total acontecerá em 4 de dezembro. O próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil será somente em 2023. 

O que é um anel de fogo?

Durante um eclipse solar, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. No eclipse solar alunar, a Lua está um pouco mais distante da órbita do planeta, portanto, não cobre o Sol completamente, deixando alguns raios escaparem pelas bordas.

Caso você queira acompanhar, o eclipse basta acessar o link do Youtube que exibirá o evento através de uma transmissão online. 

*Com informações do Tilt Uol