coronavírus

Acompanhe a coletiva do Governo de Pernambuco em tempo real

Coletiva teve início às 17h01 desta quinta-feira (10)

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 10/06/2021 às 17:01
Reprodução/Youtube
FOTO: Reprodução/Youtube

Acompanhe a coletiva do Governo de Pernambuco, com a presença do secretário de Saúde, André Longo, do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo e do secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, em tempo real: 

17h04 - Alexandre Rebêlo, secretário de Estado de Planejamento e Gestão, fala sobre a desaceleração da demanda por leitos de UTI em Pernambuco na semana epidemiológica 22. 

17h06 - secretário de Estado de Planejamento e Gestão fala sobre os resultados positivos das medidas restritivas adotadas pelo governo e a redução de demandas por leitos pela terceira semana consecutiva. 

17h09 - secretário de Estado de Planejamento e Gestão falou que ao contrário do acontece no agreste, zona da mata e região metropolitana, as macro regiões III e IV ainda apresentam casos elevados. 

17h11 - Alexandre Rebêlo fala sobre a abertura de novos leitos para o tratamento da covid-19 em todo o estado. 

17h15 - secretário de Saúde, André Longo, fala que o momento ainda é delicado, mas que os frutos das restrições e do programa de vacinação estão sendo colhidos. 

17h17 - secretário de Saúde fala sobre o aumento das solicitações por leitos de UTI no sertão do estado e informa sobre o aumento das restrições nos municípios do sertão de Pernambuco entre 14 e 20 de junho.

17h18 - nas regiões e metropolitana e zona da mata, a partir do dia 19 de junho, as atividades podem voltar a funcionar até às 18h nos finais de semana e às 20h, durante a semana. No agreste, as atividades podem voltar a funcionar até 18h, inclusive nos finais de semana, a partir da segunda-feira (15). 

 17h22 - secretário de Saúde informa que ainda é preciso tomar cuidados e caso haja um novo aumento dos indicadores as restrições podem voltar. 

17h22 - secretário de saúde fala sobre as doses da vacina da Janssen em Pernambuco. As doses serão enviadas para os municípios de Caruaru e Garanhuns, no agreste, e Arcoverde e Afogados da Ingazeira, no sertão.

 17h25 - secretário de saúde destaca a necessidade do uso rápido das doses da vacina da Janssen, por causa da data de validade. 

17h25 - Alberes Lopes fala sobre o novo decreto de funcionamento do comércio, que valerá de 14 a 27 de junho. Nas IV e V Geres, o comércio volta a funcionar das 5h às 18h e nos finais de semana, das 6h às 18h. Na VI, VII e VIII Geres, o funciona acontece das 5h às 20h, das 9h às 17h ou das 10h às 18h nos finais de semana. As Geres IX, X e XI continua com as restrições atuais. 

17h30 - Alberes Lopes fala sobre a distribuição de máscaras nas cidades que fazem parte do pólo de confecções do agreste. 

17h31 - André Longo fala que as 118 mil doses das vacinas da Janssen precisarão ser utilizadas em forma de mutirão. 

17h33 - André Longo responde pergunta informando que não haverá inclusão de mais grupos prioritários e que a vacinação pode idade será avançada. 

17h34 - André Longo responde pergunta sobre a vacina Sputnik, informando que existe um grupo de trabalho para agilizar a compra da vacina.

17h36 - Ele destaca que está articulando para que Caruaru para que o município integre o grupo de cidades que já irão receber.

17h37 - André Longo fala que Pernambuco adquiriu, ao todo, 4 milhões de doses e deve receber o total para vacinar 1% da população do estado assim que possível. 

17h38 - André Longo responde pergunta sobre a efetividade das medidas restritivas impostas pelo Estado aos municípios, defendendo as ações do governo. 

17h39 - secretário de saúde fala que a efetividade seria maior se a população seguisse as orientações dos órgãos de saúde para prevenção da covid-19. 

17h42 - secretário de Saúde fala que o governo não exitará em adotar medidas mais restritivas. 

17h47 - secretário de Saúde informa que o Estado acompanhará mais de perto a aplicação da segunda dose e que haverá a busca por aquelas pessoas que não compareçam na data estipulada. 

17h50 - André Longo informa que as doses das vacinas estão sendo distribuídas de acordo com as diretrizes estipuladas. 

17h51 - André Longo fala sobre a reunião e pactuação entre os municípios que ocorreu nesta quinta (10) e que está confiante do avanço da vacinação em Pernambuco. 

17h52 - secretário de saúde responde pergunta e informa que o estado monitora a questão da falha vacinal, mas a prioridade é aumentar a cobertura de imunização em Pernambuco.  

17h55 - André Longo informa que solicitou às Gerências Regionais uma análise para avaliar quantas pessoas ainda não tomaram a segunda dose. Segundo ele, no Recife, 7.735 pessoas que estão com a segunda dose atrasada.

17h59 - secretário de Saúde finaliza informando que cada município deve garantir que não haja desperdício de doses e que precisa ter uma estratégia para garantir a vacinação dos grupos prioritários. Ele informa que é inaceitável ter perca de vacinas, mas que o Estado não irá interferir nas estratégias adotadas pelos municípios.