Pandemia

Entenda a vacina Janssen, da Johnson & Johnson, que chegará em Pernambuco

Governados Paulo Câmara anunciou a chegada de 118 mil doses do imunizante de dose única.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 10/06/2021 às 20:00
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

Nesta quinta-feira (10), o Governo de Pernambuco anunciou a chegada de 118 mil doses da vacina Janssen, da Johnson & Johnson, para complementar a vacinação no estado. No entanto, o imunizante chegará ao estado com um prazo de validade muito curto, de acordo com o secretário de saúde, André Longo.

[[LEIA-TAMBEM][211067,211061,211049][LEIA-TAMBEM]]

Segundo o governador Paulo Câmara, a vacina será distribuída nos municípios de Recife, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Arcoverde e Afogados da Ingazeira, que atualmente registram índices altos de contaminação. “A velocidade da pandemia no nosso Estado não obedece a um critério uniforme. Por isso, pactuamos com os municípios uma estratégia diferente para a distribuição da vacina da Janssen", afirmou o governador. 

Para que as vacinas não percam a validades e precisem ser descartas, será feito um mutirão com os municípios que receberão as doses, que estão previstas para se vencer no dia 27 de junho. A vacina de dose única contra a covid-19 promete acelerar a imunização no estado. 

Como funciona a vacina da Johnson & Johnson? 

A vacina preveniu a covid-19 em suas formas moderada a grave em 66,1% após 28 dias após a imunização. Sua eficácia de proteção apenas para casos graves, é de 85,4%. De acordo com estudos da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), mostrou que a vacina foi bem tolerada, com efeitos colaterais típicos, como dor no local da injeção, dor de cabeça, fadiga e dores musculares.

Além disso, a vacina da J&J induz as células humanas a fabricarem uma proteína que desenvolve anticorpos contra a covid-19, impedindo o vírus de invadir as células. Além dos anticorpos, a vacina também ativa a produção de células T imunológicas, que matam as células infectadas e ajudam a produzir mais anticorpos.

*Com informações do Uol