Nesta sexta-feira (11), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina contra a Covid-19 produzida pela farmacêutica Pfizer em adolescentes com idade a partir dos 12 anos de idade no Brasil. A partir da autorização, a bula da vacina passará a indicar esta nova faixa etária.
Anteriormente, o imunizante só podia ser aplicado em adolescentes a partir dos 16 anos de idade. Este imunizante é o único que pode ser aplicado em pessoas menores de 18 anos no Brasil. De acordo com a Anvisa, a ampliação da faixa etária foi possível graças aos estudos apresentados pela Pfizer, indicando a segurança e eficácia da vacina para este grupo.
Nos Estados Unidos e na Europa, a vacina é testada em bebês a partir dos 6 meses e em crianças com 11 anos ou menos.
Eficácia
No dia 31 de março, a Pfizer divulgou que que a vacina contra a Covid-19 produzida por eles tem eficácia de 100% em jovens com idade entre 12 e 15 anos. Os resultados foram apresentados após testes de fase 3 em 2.260 adolescentes dos Estados Unidos. De acordo com o diretor executivo da BioNTech, os resultados mostram uma elevada proteção para os adolescentes e são "muito promissores".
O imunizante produzido pelo laboratório é baseado na tecnologia RNAm e foi a primeira vacina contra a Covid-19 aprovada no ano passado em países acidentais. Nos Estados Unidos e na União Europeia foi aprovado o uso da vacina contra a Covid-19 para jovens com mais de 16 anos.