vacinação

'Menor casal do mundo' toma vacina contra a Covid-19 no Brasil e comemora

Paulo Gabriel e Katyucia Barros tomaram a primeira dose da AstraZeneca

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 11/06/2021 às 10:15
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

O casal que desde 2016 é reconhecido pelo Guinness Book como o menor casal do mundo tomou a primeira dose da vacina AstraZeneca, contra a Covid-19, na última quinta-feira (10), na cidade de Itapeva, interior de São Paulo. Paulo Gabriel e Katyucia Barros, de 35 e 32 anos, fazem parte do grupo prioritário de pessoas com deficiência permanente, que começou a ser vacinado no Estado.

Paulinho Gigante, como é conhecido, contou ao G1 que ele e a esposa são considerados do grupo de risco por causa do nanismo. Além da baixa estatura, já que cada um tem menos de um metro de altura, a deficiência acarreta em alguns problemas de saúde.

Dificuldades na pandemia

Desde que começou a pandemia, o casal precisou adaptar a casa onde vive e manter uma rotina de cuidados redobrados contra a Covid-19. Paulo contou que tem medo de ser contaminado pelo vírus, porque é necessária uma estrutura diferente na UTI para atender pessoas com nanismo.

"Tanto eu quanto a minha esposa, por nós estarmos classificados no grupo de risco, nós deixamos basicamente de viver. A gente não está saindo de casa, a gente está evitando ao máximo de receber familiares. Deus o livre nós pegarmos a Covid. A gente não sabe como essa doença vai reagir no nosso corpo", contou.

O casal foi vacinado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque São Jorge no fim da manhã. "Nós tomamos a AstraZeneca. Agora vamos tomar a segunda dose em setembro. É 50% de alívio, já saiu metade do peso das nossas costas. E claro que, a partir de agora, como já estávamos tomando todos os cuidados, a gente vai continuar a mesma coisa porque a gente sabe que não é porque você foi vacinado que está 100% imune", garantiu.