Pandemia

"Não tem vacina pra eles", diz Bolsonaro após ataque racista de presidente da Argentina

Alberto Fernández se desculpou pela fala e disse que não queria ofender ninguém.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 11/06/2021 às 14:59
Marcelo Camargo / Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Após o presidente da Argentina, Alberto Fernández ter fala racista contra brasileiros índios e mexicanos, o presidente Jair Bolsonaro atacou Fernández, dizendo que pra ele "não tem vacina". A declaração foi uma resposta a uma frase racista emitida pelo Chefe de Estado vizinho.

De acordo com Fernández, "os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros vieram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos em barcos. Eram barcos que vinham da Europa".  Ele ainda completou dizendo "brasileiros vieram da selva e argentinos da Europa", diz Fernández

Em resposta, Bolsonaro comparou Fernández ao ditador venezuelano Nicolás Maduro e sugeriu insanidade de ambos. "Lembro que quando o Chavez morreu assumiu o Maduro. E ele falava que conversava com os passarinhos que estava encarnado na figura do Chavez. Eu acho que pro Maduro e pro Fernandez, pra eles não tem vacina". 

Rivalidade entre Brasil e Argentina? 

Nas redes sociais, Bolsonaro havia postado uma foto ao lado de indígenas, com a legenda "selva", um dia antes do comentário feito pelo presidente da Argentina. Apesar das respostas, Bolsonaro afirmou que não existe rivalidade com a população do país vizinho.

"Troquei WhatsApp com o Macri, ex-presidente da Argentina. Não tem nenhum problema entre nós e com o povo argentino. A rivalidade é só no futebol", ressaltou o presidente. 

Fernández já havia se retratado pela frase que gerou as críticas e disse que não quis ofender ninguém, de qualquer maneira, se desculpando com todos que tiverem se sentido ofendidos. Em uma rede social, ele explicou que teria tentado reproduzir uma fala do escritor mexicano Octávio Paz, que originalmente diz:

"Os mexicanos descendem dos astecas, os peruanos dos incas e os argentinos dos barcos". Fazendo uma referência à colonização europeia argentina. 

*Com informações SBT News