O Procon Pernambuco autuou a Igreja Universal de Caruaru por descumprir as normas do decreto estadual, que está atualmente em vigência e determina as medidas restritivas para o estado durante a pandemia. O caso aconteceu na sexta-feira (11).
De acordo com as informações repassadas pelo órgão, a igreja, que funciona no centro da cidade, estava funcionando com as portas fechadas. Mais de 30 pessoas estavam no local, inclusive crianças e idosos. Muitos estavam com máscaras e saíram do local após a chegada da fiscalização. O templo religioso foi autuado e irá responder a uma medida administrativa.
Dois restaurantes localizados no Recife também foram autuados na sexta durante a fiscalização, que contou com o apoio das prefeituras dos municípios, da Apevisa (Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária), da Polícia Militar e dos Corpos de Bombeiros.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, falou sobre o assunto e destacou a importância da população cumprir com as medidas restritivas. “É inadmissível que por mais que anunciamos a situação que estamos vivendo, cidadãos continuem a descuidar das proteções contra a covid-19. Essa é uma luta conjunta, todos precisam entender a necessidade de se cumprir as normas”, disse ele.
Entenda as medidas restritivas
Desde o dia 26 de maio, o governo havia decretado quarentena mais rígida em 53 municípios das Geres IV e V, com sede em Caruaru e Garanhuns e mais 12 cidades da Geres II, com sede em Limoeiro. As medidas, que foram válidas até o domingo (13), ditavam que apenas serviços essenciais podiam funcionar nesses municípios, independentemente do dia e horário.
Com a flexibilização das medidas restritivas na 2ª Macrorregião de Saúde, anunciada durante uma coletiva do Governo de Pernambuco na última quinta-feira (10), as atividades voltam a ficar permitidas até 18h, inclusive nos finais de semana, a partir desta segunda-feira (14).
A decisão vale para as IV e V Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Caruaru e Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, que contempla 53 municípios, e ficarão em vigor até o dia 27 de junho, podendo ser prorrogada.