espaço

Brasil participa de acordo para levar primeira mulher à lua em 2024

País foi o 12º do mundo e o único da América Latina a participar

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 15/06/2021 às 18:34
Foto: Marcos Corrêa/PR
FOTO: Foto: Marcos Corrêa/PR

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o ex-astronauta Marcos Pontes, assinou nesta terça-feira (15) um acordo com a Agência Espacial Americana (Nasa) para levar a primeira mulher e o próximo homem à lua em 2024. 

O acordo espacial, que foi batizado de Artemis – em homenagem à deusa grega da lua –, também prevê o desenvolvimento de tecnologias e a experiência necessária para que seja feita uma viagem tripulada para Marte. 

O Brasil foi o 12º país do mundo – e o único da América Latina – a entrar no acordo, que conta ainda com a parceria de Austrália, Canadá, Itália, Japão, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, EUA, Luxemburgo, Coreia do Sul, Ucrânia e Nova Zelândia. 

O presidente Jair Bolsonaro também esteve presente na cerimônia e falou que esse é um momento histórico para o país. “Para nós é um tremendo passo, motivo de orgulho para todos nós brasileiros”, disse ele na ocasião. 

"O Brasil vai mostrar seu valor agora no Artemis. Não só por levar a primeira mulher ao espaço, mas também pelo que podemos trazer do espaço para aplicarmos aqui na Terra. Perdemos tempo no passado com questões ideológicas, como, por exemplo, uma base de Alcântara que ficou parada duas décadas no Congresso", falou o presidente.

Não há brasileiros no grupo de astronautas que foram escolhidos para participar da missão. Porém, o  ministro destacou as "vantagens" da participação do país no programa. "Haverá o engajamento de universidades, a preparação de novos pesquisadores, centros de pesquisa. Serão oportunidades muito grandes à medida que o Brasil se aprofunda nesse programa. Isso, finalmente, abre caminhos para os jovens", disse.

*Com informações do SBT News