Saúde

Pernambuco faz mobilização no fim de semana para 2ª dose da vacina Coronavac em atraso

Estado recebeu novas doses da Coronavac e da Pfizer nesta sexta

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 18/06/2021 às 10:57
Hugo Dourado/SES-PE
FOTO: Hugo Dourado/SES-PE

Pernambuco recebeu 65 mil doses de vacinas contra covid-19, a Coronavac, e 97.110 da Pfizer na manhã desta sexta-feira (18). Com isso, o estado espera zerar o número de pessoas que aguardam a segunda dose da Coronavac. Ficou combinado entre a Secretaria Estadual de Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco que os 73 municípios que receberam a nova remessa e aqueles que ainda contabilizam pessoas a vacinar com a Coronavac, farão mobilizações neste final de semana para imunizar quem estiver em atraso.

Devem ser convocados os que ainda não foram tomar a segunda dose da Astrazeneca/Fiocruz no tempo preconizado de três meses após a primeira dose.

Além da chegada da Coronavac/Butantan, Pernambuco recebeu doses da Pfizer nesta sexta. As vacinas serão destinadas às pessoas com comorbidades e deficiência, podendo ser expandidas aos demais grupos prioritários e à população em geral por faixa etária.

Ao todo, a campanha de vacinação em Pernambuco ganhou o reforço de 162.110 doses e agora totaliza mais de 4,6 milhões de vacinas.

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, o objetivo é que a vacina chegue o mais rápido possível ao gestor municipal e a população. “Nessa remessa, temos um desejo a mais de dar celeridade ao processo para que todos aqueles que estão com a segunda dose da Coronavac em atraso possam finalizar o esquema vacinal, de preferência ainda neste final de semana. Contamos com o empenho de todas as cidades para que sejam realizadas mobilizações para isso”, disse ele.

Mobilização

Longo ainda pediu que a população participe da mobilização e compareça para se vacinar. “A vacina salva vidas e tem reduzido as internações e óbitos em Pernambuco. Mas, para garantir essa proteção, é essencial completar o esquema vacinal com as duas doses. Por isso, aproveite o grande esforço concentrado deste final de semana para garantir a sua proteção. Não deixe de tomar a segunda dose. As vacinas são seguras, eficazes e salvam vidas”, destacou.