Pandemia

Pode ingerir bebida alcoólica depois de tomar a vacina AstraZeneca? Entenda

Imunizante tem sido conhecido como um dos que mais causa reações

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 19/06/2021 às 16:10
WELLINGTON LIMA/TV Jornal
FOTO: WELLINGTON LIMA/TV Jornal

A vacina da AstraZeneca tem um percentual de eficácia de 70%. A eficácia é ainda mais alta quando considerados apenas os casos graves da doença, chegando a evitar mortes. Mas, muitos tem se perguntado se consumir bebidas alcoólicas influenciam na eficácia da vacina. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), envolvida nas decisões do Programa Nacional de Imunização (PNI), informou que nenhuma vacina, incluindo todas para prevenir a covid-19, contraindica o consumo de bebidas alcoólicas ou exige precauções.

Com isso, não existe interferência na resposta imunológica ou aumento do risco de eventos adversos. No entanto, 
o uso crônico e abusivo de álcool pode enfraquecer o sistema imunológico, aumentar o risco de infecções por vírus e bactérias, além de trazer diversos outros prejuízos à saúde. 

Reações da AstraZeneca

Pessoas que tem tomado a vacina AstraZeneca tem relatado reações como dor no braço, dor de cabeça, cansaço e febre. Mas você já parou pra se perguntar o que representa essas reações? Esses efeitos semelhantes ao de um resfriado são sinais do seu corpo formando a resposta imune.

Especialistas alertam que isso não significa que você foi infectado, é só seu corpo respondendo ao imunizante e se adaptando a ele. Cada corpo responde de forma diferente à vacinação e os efeitos colaterais são mais comuns em pessoas mais jovens. 

*Com informações da TV Jornal e G1