Inusitado

Peixe gigante com 2,9 metros é encontrado em rio no Amazonas

Foi preciso cerca de seis homens para carregar o animal que pesa 220 quilos

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 20/06/2021 às 13:49
Reprodução/Arquivo pessoal
FOTO: Reprodução/Arquivo pessoal

Ribeirinhos encontraram um peixe gigante da espécie pirarucu, no município de Japurá, a 787 quilômetros de Manaus. Com 2,9 metros e 220 quilos o animal foi capturado por ribeirinhos na ilha de Mameloca. Atualmente, o pescado está em um frigorífico, na zona este de Manaus, sendo mantido congelado e sem vísceras.

O peixe foi capturado em novembro do ano passado, em uma região onde vivem cerca de 20 famílias de pescadores. Uma das principais atividades econômicas do local, é a pescaria e venda da espécie. O pirarucu, foi cedido pelos pescadores à Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) após a captura, e transferido para Manaus. 

A intenção do órgão é conseguir apoio para realizar a taxonomia, que é uma descrição, identificação e classificação detalhada, para deixar o peixe em exposição. Segundo Renilton Solarth, engenheiro de pesca, o que chama atenção é justamente o tamanho do peixe. 

Peixe gigante

O pirarucu é tão grande e pesado que foram necessários pelo menos seis homens para conseguir carregar o animal. Só a cabeça do animal tem 69 centímetros e a nadadeira peitoral tem 40 centímetros de comprimento e 30 centímetros de largura. A nadadeira da cauda mede 75 centímetros de comprimento. E a distância entre os olhos é de 20 centímetros. Suas escamas podem medir até 12 centímetros.

*Com informações do G1