Covid-19

Novo lote da Astrazeneca é encaminhado para municípios de Pernambuco

Vacinas estão sendo levadas a 185 municípios do estado

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 22/06/2021 às 9:45
Lucas Lima/SES-PE
FOTO: Lucas Lima/SES-PE

O novo lote com 310.250 doses da vacina contra Covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz está sendo encaminhado para 185 municípios da 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Os comboios com os imunizantes chegaram na noite desse domingo (20) a Pernambuco. Segundo o que foi definido na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), essas vacinas deverão ser utilizadas na aplicação das segundas doses de pessoas que iniciaram o esquema com este imunizante.

"Pactuamos com os municípios em CIB o envio desse lote para uso exclusivo como dose 2, assim como também foi orientado pelo Ministério da Saúde. Por isso, é importante que os municípios façam o controle rigoroso desses estoques, assegurando que os insumos serão usados apenas para as segundas doses, evitando déficit de vacinas nos próximos meses", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Inicialmente, a remessa deve ser destinada para idosos de 60 a 64 anos, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente. A vacinação deve ser expandida para outros públicos prioritários conforme o avanço e a organização da campanha de vacinação em cada município.

"É muito importante que os municípios se organizem para utilizar essas doses só como D2 [segunda dose] e aproveitar esse momento para atualizar os esquemas vacinais, tanto para Astrazeneca como para Coronavac, fazendo uma grande busca ativa dos indivíduos que estão com essas doses em atraso", explica a superintendente se Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.

Desde o começo da campanha de vacinação contra o coronavírus, o estado recebeu 4.992.460 doses de vacinas, sendo 2.630.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.024.160 unidades da Coronavac/Butantan e 338.130 doses da Pfizer/BioNTech.