Economia

Receita Federal libera consulta a 2º lote de restituição do Imposto de Renda nesta quarta

Contribuintes devem ficar atentos

Agência Brasil e NE10 Interior
Agência Brasil e NE10 Interior
Publicado em 23/06/2021 às 7:38
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até meados de março poderá saber se acertou as contas com o Leão a partir das 10h desta quarta-feira (23). A Receita Federal liberará a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição de 2021.

Esse será o maior lote de restituição da história, tanto em valor desembolsado como em número de contribuintes. Ao todo, 4.222.986 contribuintes receberão R$ 6 bilhões. Desse total, 2.906.310 contribuintes entregaram a declaração até 21 de março. O dinheiro será pago em 30 de junho.

> Confira se você é um dos contemplados do segundo lote da restituição do Imposto de Renda

Como consultar se tem direito ao lote?

Para saber se tem direito a este lote, acesse a página da receita federal (https://www.gov.br/receitafederal). "As pessoas também podem usar o mesmo aplicativo que fizeram a declaração para consultar sobre a restituição", explica o analista-tributário da Receita Federal em Pernambuco, Vagner Jeger, ao JC.

Jeger destaca que os contribuintes podem recorrer caso a declaração não tenha sido processada. Caso isso não tenha ocorrido, o contribuinte precisa fazer uma retificadora", aconselha o analista.

Grupos prioritários

Segundo a Receita Federal, são esses os grupos que possuem prioridade para receber:

• idosos acima de 80 anos;
• contribuintes entre 60 e 79 anos;
• aqueles que apresentem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e, por último, cidadãos cuja maior fonte de renda seja o magistério.