coronavírus

Pesquisadores brasileiros desenvolvem teste que diagnostica Covid em segundos

O teste consegue detectar a presença do novo coronavírus em amostras de saliva

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 25/06/2021 às 17:35
Reprodução/UEM
FOTO: Reprodução/UEM

Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, desenvolveram um teste capaz de diagnosticar o vírus causador da Covid-19 em segundos. 

O exame, segundo os cientistas envolvidos no projeto, não é invasivo e faz o diagnóstico ao escanear e analisar a incidência de luz sobre a saliva humana. O resultado sai em três segundos. 

Em testes, que foram feitos com 970 pessoas no mês de maio, o novo exame acertou em 83,87% dos casos de resultados positivos para Covid e em 91% dos casos em que o participante não estava contaminado com o novo coronavírus. 

A precisão dele é semelhante ao do exame RT-PCR, um dos mais confiáveis e que informa os resultados dentro de 24 horas, e, segundo os desenvolvedores, não é preciso apresentar sintomas para fazê-lo. O teste mais rápido atualmente é o antígeno, em que os resultados saem em no máximo 15 minutos e tem uma margem de acerto de cerca de 75%. 

Tecnologia integrada

Todos os resultados dos testes ficam guardados na memória do próprio aparelho, que é compacto e tem tecnologia bluetooth, dando a possibilidade de transmitir os dados para serviços de armazenamento em nuvem. A novidade já foi apresentada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aguarda liberação.