Investigação

Lázaro usa celular roubado para criar fake no Facebook e acompanhar notícias sobre sua fuga

Polícia estava monitorando celular que foi roubado de uma das propriedades por onde ele passou

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 26/06/2021 às 14:13
Reprodução
FOTO: Reprodução

Segundo uma reportagem do portal Metrópoles, Lázaro Barbosa, procurado há 18 dias, usou um celular roubado de uma de suas vítimas para criar um perfil fake no Facebook e pesquisar notícias sobre sua fuga. O "serial killer de Brasília", é o principal suspeito de ter matado uma família em Ceilândia, no Distrito Federal. 

De acordo com o portal, a polícia estava monitorando o telefone que foi levado pelo suspeito no último dia 15, quando ele invadiu uma chácara e fez três pessoas da mesma família reféns. As vítimas foram resgatadas e houve uma troca de tiros. Após conseguir escapar do cerco policial na fazenda, Lázaro ficou até 18 de junho com o aparelho enquanto se escondia no meio da mata.

Os policias descobriram que o suspeito criou um perfil fake com nome de Patrik Souza, usado para acompanhar notícias do caso nas redes sociais, segundo os investigadores. Ainda de acordo com o portal, no perfil encontrado consta apenas um amigo: uma adolescente que mora no mesmo bairro de parentes de Lázaro, em Águas Lindas (GO).

18 dias procurando Lázaro 

Neste sábado (26), completam-se 18 dias, desde quando as buscas por Lázaro Barbosa, começaram. Logo após o criminoso ser suspeito de ter matado quatro pessoas de uma mesma família na cidade de Ceilândia, no Distrito Federal. A operação para capturar o suspeito tem ficado cada vez mais intensa.

> Caçada a Lázaro, Serial Killer de Brasília, entra na terceira semana; veja cronologia

Por volta das 8h30 deste sábado, houve uma movimentação de viaturas saindo do centro de comando das operações em Cocalzinho de Goiás em direção à cidade de Águas Lindas de Goiás. Águas Lindas fica nas proximidades do perímetro onde as buscas são feitas.

Segundo o G1, existe possibilidade de que os policiais tenham recebido novas informações sobre o paradeiro de Lázaro Barbosa, conhecido como "serial killer de Brasília". Na quinta-feira (24), a polícia descobriu que um fazendeiro estava ajudando Lázaro. O caseiro da propriedade confessou que o suspeito dormia e comia na fazenda há pelo menos cinco dias. 

Qual é a identidade do serial killer?

Lázaro Barbosa, de 32 anos, na cidade de Barra do Mendes, no sudoeste da Bahia. Seus primeiros registros na ficha criminal foram aos 19 anos de idade. A extensa lista inclui homicídio, estupro, roubo, latrocínio e porte ilegal de arma de fogo.

Um laudo criminológico divulgado pelo G1 aponta que o homem tem uma personalidade agressiva, ausência de mecanismos de controle, dependência emocional, impulsividade, instabilidade emocional, possibilidade de ruptura do equilíbrio, preocupações sexuais e sentimentos de angústia”.

As autoridades afirmam que Lázaro tem total consciência de suas ações, o que o caracteriza como assassino em série. “Percebe-se que todos os crimes cometidos estão diretamente relacionados à dependência química, fato do qual o periciando não tem autocontrole, haja vista uso abusivo de bebida alcoólica antes de sua reclusão e vício no crack após a prisão”.

*Com informações do portal Metrópoles e G1