Morte

Como Lázaro Barbosa morreu? Suspeito foi capturado nesta segunda

Homem foi encontrado após 20 dias de buscas

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 28/06/2021 às 11:35
Divulgação/PMDF
FOTO: Divulgação/PMDF

Lázaro Barbosa, conhecido como "serial killer de Brasília", morreu nesta segunda-feira (28) após ser capturado pela polícia em Goiás. De acordo com a Segurança Pública, o homem foi preso e estaria ferido após trocar tiros com a polícia em uma mata em Águas Lindas.

Ele foi socorrido, levado a uma viatura do Corpo de Bombeiros e deu entrada no hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Imagens publicadas pelo G1 mostram o momento da captura do foragido e a comemoração dos policiais que estavam envolvidos na operação.

Nos minutos antes da captura, Lázaro resistiu. A polícia informou que houve troca de tiros entre ele e os agentes, mas ele acabou sendo baleado. O SBT divulgou que acredita-se que ele estava tentando se despedir de um filho na casa de uma ex-sogra na localidade. Lázaro havia sido visto na noite desse domingo (27).

Na madrugada desta segunda-feira (28), viaturas e dois helicópteros foram até Águas Lindas de Goiás. As buscas pelo homem terminaram após 20 dias.

O suspeito era procurado por uma série de crimes, incluindo a chacina de uma família em Cielândia, no Distrito Federal. A prisão foi confirmada pelo governador Ronaldo Caiado e divulgada pelo SBT.

> Lázaro Barbosa, conhecido como "serial killer de Brasília", morre após ser capturado

Vídeo mostra momento da captura de Lázaro Barbosa, o serial killer de Brasília; assista

Vídeo mostra Lázaro Barbosa sendo levado ao hospital após ser baleado; confira

Quem é Lázaro Barbosa?

Lázaro tinha 32 anos e nasceu na cidade de Barra do Mendes, no sudoeste da Bahia. Seus primeiros registros na ficha criminal foram aos 19 anos de idade. A extensa lista inclui homicídio, estupro, roubo, latrocínio e porte ilegal de arma de fogo.

Um laudo criminológico divulgado pelo G1 aponta que o homem tem uma personalidade agressiva, ausência de mecanismos de controle, dependência emocional, impulsividade, instabilidade emocional, possibilidade de ruptura do equilíbrio, preocupações sexuais e sentimentos de angústia”. 

Quais são os crimes do suspeito?

Em 2009, de acordo com o Diário do Nordeste, Lázaro foi detido por porte ilegal de arma de fogo, estupro e roubo, no Complexo Penitenciário da Papuda (CPP), em Brasília. Na penitenciária ele foi diagnosticado como 'psicopata impressível', por apresentar comportamento agressivo, impulsivo e instabilidade emocional. Em 2014 ele foi liberado para regime semiaberto e em 2016 se tornou foragido da Justiça. 

Após anos foragido, Lázaro foi indiciado pelo roubo de quatro idosos e tentativa de latrocínio, em Santo Antônio do Descoberto, em Goiás. Ele também teria tentado estuprar uma mulher de 39 anos no Distrito Federal. No dia 17 de maio, ele teria invadido uma chácara e feito os moradores de reféns no local.

Lázaro é o principal suspeito de matar uma família inteira no Distrito Federal, no dia 9 de junho, no bairro Cielândia. Foram mortos Cláudio Vidal, de 48 anos, e seus dois filhos, Gustavo Marques Vidal, de 21, e Carlos Eduardo Marques Vidal, de 15.

Três dias depois, no dia 12 de junho, o corpo da a mãe da família, Cleonice Marques, de 43 anos, foi encontrado próximo a um córrego. A polícia acredita que Lázaro tenha carregado consigo o corpo da mulher após matar a família dela. O corpo foi encontrado com diversos cortes e estava nu. Nesse mesmo dia, o suspeito baleou três pessoas durante uma fuga.

Após a chacina, Lázaro teria invadido casas da região, fez reféns, incendiou carros e reagiu às autoridades policiais. No último dia 15 de junho, ele fez uma família de refém e trocou tiros com a polícia.