fé e religião

Dia de São Pedro: conheça a história do primeiro papa da Igreja Católica e veja oração

Pedro foi o primeiro papa e foi morto por pregar o evangelho.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 28/06/2021 às 20:00
Reprodução
FOTO: Reprodução

O dia 29 de junho é marcado pela celebração da memória de São Pedro, um dos santos mais tradicionais da Igreja Católica. Pedro, que era pescador, era um dos doze discípulos de Jesus e foi o primeiro papa da Igreja Católica, dando continuidade aos ensinamentos deixados por Cristo. 

Enquanto discípulo, Pedro presenciou o milagre de Jesus andando sobre as águas e chegou a negar que era próximo dele durante o julgamento antes da crucificação. Após a morte de Cristo, Pedro passou por diversas provações e foi preso diversas vezes por professar sua fé e pregar o evangelho.  

Depois de Pentecostes, São Pedro passou a reunir multidões em suas pregações e testemunhos presentes no livro dos Atos dos Apóstolos, na Bíblia, afirmam que as pessoas que tocavam em seu manto ou até mesmo eram alcançadas por sua sombra eram curadas e libertadas. 

Perseguição e morte

São Pedro atendeu ao pedido de Jesus para continuar pregando sua palavra e, mesmo em meio às prisões e diversas perseguições, ele continuou sua missão. Ele foi morto depois de ser capturado pelos romanos e foi condenado à morte de cruz. Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por não se julgar digno de morrer como Jesus. Seus restos mortais estão enterrados no altar da Igreja de São Pedro em Roma.

Assim, os romanos descobriram seu paradeiro, prenderam-no e condenaram-no à morte de cruz por ser o líder da Igreja de Jesus Cristo. No derradeiro momento,São  Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por não se julgar digno de morrer como seu Mestre.

Celebração do Dia de São Pedro

São Pedro é celebrado pelos fiéis católicos sempre no dia 29 de junho, junto a outro santo bastante conhecido, que é São Paulo. Os dois santos são considerados "os cabeças dos apóstolos". Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, foi chamado por Jesus e decidiu deixar tudo para seguir o Mestre. Ele esteve presente em vários momentos importantes da vida dEle e recebeu o nome de "Pedro".

Paulo, que antes se chamada Saulo ou Saul, converteu-se à fé cristão quando Jesus apareceu para ele e o chamou para ser apóstolo. Ele recebeu o batismo do Espírito Santo e tornou-se um missionário, fundando muitas comunidades. Ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".

Além da festa dos santos, nesta mesma data é celebrado o Dia do Papa, que tem o objetivo de homenagear o principal líder da igreja católica. Também é comemorado o dia do Pescador, em referência a São Pedro, que era pescador e é padroeiro deles.

Oração a São Pedro

Glorioso São Pedro, creio que vós sois o fundamento da Igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do Céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito meu coração do que o amor e a plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices romanos.

Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Assim seja.

Ó glorioso São Pedro, rogai por nós que recorremos a vós. Amém.