policial

Em operação contra corrupção, polícia afasta prefeito de cidade do Grande Recife do cargo

A operação cumpriu 26 Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar e 24 Mandados de Suspensão do Exercício dos Cargos, Empregos ou Funções Públicas.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 29/06/2021 às 12:45
Divulgação
FOTO: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (29), a Polícia Civil de Pernambuco desencadeou a operação Dragão do Mar II, que tem como objetivo identificar e desarticular uma suposta organização criminosa voltada à prática de Peculato, Corrupção, Fraude à Licitação, Falsidade Ideológica, Frustração de Direito assegurado por Lei Trabalhista e Crime de Responsabilidade.

Um dos alvos da operação foi o prefeito de Itapissuma, no Grande Recife, José Bezerra Tenório Filho, conhecido como Zé de Irmã Teca (PSD). Em virtude do resultado das investigações, o prefeito foi afastado do cargo sob determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Durante o período de afastamento, a vice-prefeita Zezé (PV) assume a Prefeitura de Itapissuma.

Ao todo, foram cumpridos 26 Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar e 24 Mandados de Suspensão do Exercício dos Cargos, Empregos ou Funções Públicas pelo prazo de 180 dias, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). 

Investigações

A Polícia Civil deu início às investigações desta operação em janeiro de 2020. A operação é vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), sob a presidência da Delegada Viviane Santa Cruz, titular da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (1a DECCOR), unidade integrante do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO). Foram empregados 130 Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães.