Datas comemorativas

Descubra o que se comemora no dia 1º de julho

Dia da Vacina BCG e Dia de Santo Aarão são algumas das datas

Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 01/07/2021 às 4:00 | Atualizado em 25/07/2023 às 14:06
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é por meio da BCG - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com informações do Calendarr, do Brasil Escola e da Canção Nova

O dia 1º de julho é marcado por algumas datas comemorativas interessantes. Nesta data, comemora-se o Dia da Vacina BCG, o dia de Santo Aarão e o Dia Mundial da Arquitetura.

Dia da Vacina BCG

1º de julho é a data da criação dessa vacina tão importante. A BCG é usada para prevenir a tuberculose e foi criada pelos pesquisadores Albert Calmette e Camille Guerin.

O imunizante começou a ser utilizado no Brasil no ano de 1927. A administração da vacina é obrigatória em crianças, de acordo com o Ministério da Saúde.

Dia de Santo Aarão

Santo Aarão era o irmão mais velho de Moisés. Ele foi o primeiro sumo sacerdote dos hebreus, um importante colaborador no reenvio do povo eleito liberto da escravidão do Egito à Terra Prometida.

Aos 83 anos, ele se apresentou ao faraó e foi autor dos milagres das três primeiras pragas. De acordo com o cristianismo, Santo Aarão é visto como exemplo de fidelidade e lealdade a Deus.

Dia Mundial da Arquitetura

A data comemorativa varia. Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, o dia é comemorado em 5 de outubro, mas há países que comemoram em 1º de julho.

O dia da Arquitetura como sendo em 1º de julho foi escolhido para lembrar da fundação da União Internacional de Arquitetos, que ocorreu em 1º de julho de 1949.