Pandemia

Pernambuco deve vacinar toda população maior de 18 anos até setembro, diz governo do Estado

Segundo o secretário de saúde, André Longo, meta será cumprida se a entrega de vacinas continuar ocorrendo como esperado

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 30/06/2021 às 19:50
Foto: Tony Winston/ MS
FOTO: Foto: Tony Winston/ MS

O secretário de Saúde do Estado, André Longo, afirmou que toda população adulta de Pernambuco receberá pelo menos a primeira dose da vacina contra covid-19 até setembro. Em audiência pública realizada nessa terça-feira (29) pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o secretário disse que meta será cumprida se a entrega de vacinas ocorrer como se espera. 

André Longo, ainda afirmou que se houver aceleração na entrega das vacinas, o período poderá ser antecipado. A audiência pública contou com a prestação de contas do Governo do Estado sobre as ações de combate à pandemia nos primeiros quatro meses de 2021. Além disso, foi discutida também a possibilidade de garçons e entregadores de comida terem prioridade na fila da vacinação. 

No entanto, o secretário informou que a Secretaria não pode alterar as prioridades definidas pela câmara técnica do Plano Nacional de Imunização (PNI), vinculada ao Ministério da Saúde. “Os argumentos para priorizar essas categorias e outras, como os bancários, são bastante lógicos. Mas temos vários municípios respondendo a processos nos órgãos de controle por atender a categorias que não estavam no plano”, disse Longo. 

Balanço da vacinação em Pernambuco

Até a última terça-feira (29) Pernambuco já aplicou 4.139.949 doses da vacina contra a Covid-19. Desse total, 1.095.792 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais, sendo 1.067.602 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 28.190 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única (Janssen).

*Com informações do JC Online