política

Deputado apresenta projeto para conceder título de cidadão pernambucano ao vice-presidente Mourão

O político já é reconhecido como cidadão recifense e pode receber o novo título.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 02/07/2021 às 10:40
Antonio Cruz/ Agência Brasil
FOTO: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O deputado estadual Marco Aurélio (PRTB) apresentou um projeto de resolução na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para conceder o título de cidadão pernambucano ao vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB). O general, que ocupa o segundo posto mais importante da República, já é reconhecido pela Câmara de Vereadores do Recife como cidadão da capital de Pernambuco.

Como justificativa, Marco Aurélio apresenta a biografia de Mourão e destaca o período em que ele residiu no Recife. "Portanto, levando-se em consideração a sua honrosa atuação na vida pública até os dias atuais, o referido título se faz mais do que justo e pertinente", argumenta. O deputado também foi responsável pelo projeto que concedeu ao vice-presidente o título de cidadão recifense, quando ainda era vereador.

Impasse na Alepe

A proposta do deputado esbarra em um regimento interno da Alepe para a concessão do título. tendo em vista que o vice-presidente da República mora no Distrito Federal e não morou por mais de cinco anos em Pernambuco, os demais deputados podem vetar a concessão da honraria.

Mourão residiu no Recife por quase três anos, quando serviu ao Exército no período de 27 de setembro de 1982 a 2 de janeiro de 1985. Apesar da exigência, o regimento da Alepe abre uma exceção para "pessoa que, de forma pública e notória, tenha, em função de sua atuação no âmbito regional ou nacional, trazido relevantes benefícios ao Estado".