política

'Eu sou gay. Não tenho nada a esconder', declara governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite

O político falou publicamente sobre sua sexualidade pela primeira vez em uma entrevista.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 02/07/2021 às 8:10
Reprodução/  TV Globo
FOTO: Reprodução/ TV Globo

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de 36 anos, falou pela primeira vez publicamente sobre sua sexualidade. Em entrevista ao programa Conversa com Bial, que será exibido nesta sexta-feira (2), o político declarou que é homossexual.

"Eu sou gay, eu sou gay e sou um governador gay. Não sou um gay governador, tanto quanto Obama nos EUA não foi um negro presidente. Foi um presidente negro. E tenho orgulho disso", declarou Eduardo Leite.

Recentemente, o político tem sido alvo de críticas e especulações nas redes sociais. Por isso, ele decidiu encerrar o assunto. "Como ser humano que sou, também tive as minhas inseguranças, o meu questionamento, mas foi um processo, para mim, de aceitação, de entendimento", afirmou.

Leite foi eleito governador do Rio Grande do Sul com 53,40% dos votos válidos, em 2018, e se tornou o mais jovem a ser eleito para o cargo desde a redemocratização. Em outro trecho publicado nas redes sociais, Eduardo afirma que não precisa manter nenhum segredo a respeito da sua sexualidade.

"Nesse Brasil com pouca integridade nesse momento, a gente tem de debater o que se é. Para que se fique claro e não se tenha nada a esconder", afirmou.

Confira a declaração no vídeo