flexibilização

Pernambuco anuncia liberação de eventos sociais e corporativos; confira as regras

Os eventos podem ser realizados com 100 pessoas ou 30% da capacidade do local.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 02/07/2021 às 12:00
Divulgação
FOTO: Divulgação

Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (2), o Governo de Pernambuco anunciou uma nova flexibilização das medidas restritivas em todo o Estado. Entre as novas regras do plano convivência com a Covid-19, está a liberação para a realização de eventos sociais e corporativos a partir do dia 5 de julho. 

Na macrorregião 1, que envolve o Grande Recife, as zonas da Mata Norte e Sul e parte do Agreste, os eventos sociais como aniversários, batizados, casamentos, festas infantis e formaturas podem ser realizados das 8h às 23h, durante a semana, e das 8h às 22h, nos fins de semana. Já nas macrorregiões 2, 3 (Sertão do Moxotó e Pajeú) e 4, estas atividades podem funcionar das 8h às 22h, durante a semana, e das 8h às 21h no fim de semana.

O número de pessoas permitido nestes eventos, em todas as macrorregiões, será de 100 pessoas ou 30% da capacidade do local, quando ele for pequeno. "O vírus continua entre nós. A pandemia não acabou e para continuar avançando na ampliação da retomada e no plano de convivência, com as atividades sociais e econômicas, nós precisamos manter os cuidados e cumprir com afinco os protocolos setoriais", destacou o secretário de Saúde, André Longo. 

A flexibilização é possível graças à redução nos indicadores da pandemia em Pernambuco, que reduziu as taxas de ocupação dos leitos de UTI por causa do coronavírus. Além disso, foi registrada a mais longa tendência de queda na média móvel de mortes pela doença em todo o Estado desde 2020.

"Quando a gente anuncia o retorno de uma atividade, tem um esquema diferenciado de fiscalização. Então, aquela atividade que volta a funcionar será fiscalizada pelas equipes da Secretaria de Saúde, Procon, Guarda Municipal, Polícia Militar, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empetur. Assim, a gente vai retomar os eventos de forma segura", destacou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.

Confira a coletiva completa: