retomada

Pernambuco retoma realização de cirurgias eletivas com anestesia geral

Estes procedimentos estavam suspensos desde o mês de março em virtude da pandemia.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 02/07/2021 às 8:40
Foto: Pixabay
FOTO: Foto: Pixabay

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou na última quinta-feira (1º) a autorização para a retomada das cirurgias e procedimentos eletivos que demandem qualquer tipo de anestesia e internação hospitalar nas unidades de saúde das redes pública e privada.

As  cirurgias eletivas são aquelas que podem ser adiadas ou reprogramadas sem que haja prejuízo à saúde do paciente. Estes procedimentos estavam suspensos desde o mês de março em todo o Estado, como forma de conter a contaminação pela Covid-19. 

Liberação das cirurgias

No dia 17 de junho, em coletiva de imprensa, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, já havia informado que haveria uma retomada gradual das cirurgias e procedimentos graças à redução da taxa de ocupação dos leitos de UTI. 

A partir do dia 18 de junho foram liberados os procedimentos com anestesia locorregional, ou seja, anestesia localizada, que não demandam intubação e internação do paciente. Agora, estão liberadas as cirurgias com anestesia geral, exceto para as unidades de saúde que apresentem estoques críticos de medicamentos que compõem o kit intubação ou estejam recebendo complementação de estoques através da SES-PE.