vacinação

Pessoas que "escolherem vacina" contra Covid-19 vão ter agendamento travado no Recife; entenda

A medida foi anunciada pelo prefeito João Campos, em entrevista à Rádio Jornal.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 05/07/2021 às 10:50
Foto: Tony Winston/ MS
FOTO: Foto: Tony Winston/ MS

Durante uma entrevista concedida à Rádio Jornal nesta segunda-feira (5), o prefeito do Recife, João Campos, contou que está sendo desenvolvida uma nova funcionalidade para o Conecta Recife, que é a plataforma utilizada para agendar a vacinação contra a Covid-19. O gestou municipal divulgou que, quem marcar a imunização e desistir ao ver a marca da vacina no ponto de vacinação terá o agendamento travado temporariamente no sistema.

> Recife amplia vacinação contra Covid-19 para pessoas a partir de 37 anos

João Campos informou que no próprio local da vacinação o técnico responsável poderá registrar no sistema que a pessoa quis fazer a "escolha" da vacina. A estratégia de vacinação é uma estratégia coletiva", justificou o prefeito. Quem for pego com esta prática, terá o agendamento suspenso por 60 dias. 

"Vacina boa é a vacina no braço. A gente sabe que todas as vacinas aplicadas no Brasil foram aprovadas por agências reguladoras e sanitárias no Brasil e mundo afora, todas elas representam a proteção, sobretudo para casos graves e óbitos, então a gente tem que garantir que todas elas sejam utilizadas", disse o prefeito.

Ainda não foi divulgado quando a funcionalidade entra em vigor. João Campos destacou que os únicos grupos que devem tomar vacinas de fabricantes específicos são as gestantes e o público com comorbidades, de acordo com recomendações técnicas. Quem faltar a vacinação por motivos diversos pode reagendar a vacinação normalmente, sem sofrer suspensão de 60 dias.

Seguindo o exemplo

A prática de "punir" quem escolhe a marca da vacina já é adotada em outros lugares. É o caso de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Desde o começo do mês de julho, quem se recusa a receber a vacina contra a Covid-19 que está disponível no posto de vacinação no dia agendado vai para o final da fila de imunização.