crime

Pérola, mulher transexual, é assassinada no Recife um mês após sofrer ataque LGBTfóbico

'Piu Piu', como era conhecida, chegou a passar por uma cirurgia depois de ser atacada em junho.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 06/07/2021 às 8:20
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Por volta das 9h da última segunda-feira (5), a cabeleireira transexual Crismilly Pérola Bombom, de 37 anos, foi encontrada morta na Rua das Orquídeas, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. 'Piu Piu', como era conhecida na região onde morava, havia sofrido um ataque LGBTfóbico há cerca de um mês.

A família de Pérola ainda não tem conhecimento sobre os detalhes do assassinato dela. Ela teria saído às 21h do domingo (4) para uma festa e não retornou para casa. "A gente acha que foi homofobia, porque Pérola era muito querida, mas tinham muitas pessoas que a criticavam; que, quando ela passava, a esculhambavam", disse a prima da vítima, a cabeleireira Izabelli Soares, ao JC.

"A gente está arrasado. Por ser travesti, a gente avisava para ela ter cuidado por onde andava porque a gente não sabe do coração de ninguém. Ontem ela passou o dia com a gente aqui. Estava fazendo faxina na casa dela, que é no quintal da família, e a mãe dela estava aqui. Às 21h, ela disse que iria para uma festa na casa da amiga", contou Izabelli.

Ataque há um mês

Pérola havia sofrido um ataque há cerca de um mês, que fez com que ela fosse internada e passasse por uma cirurgia na mão. "Ela disse que um rapaz pediu para ele pagar cerveja e cigarro, mas ela disse que não iria pagar nada para ninguém, porque não tinha obrigação de pagar - o que desenvolveu uma briga. Ela ficou no hospital, ficou bem debilitada, com o braço todo enfaixado, passou por uma cirurgia na mão", contou a prima. 

A Polícia Civil informou que a vítima foi encontrada em via pública, já sem vida. Um inquérito foi instaurado para apurar o caso, identificar a autoria e motivação do crime. As investigações serão conduzidas pelo Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP).

O enterro de 'Piu Piu' deve acontecer na tarde desta terça-feira (6) no Cemitério da Várzea. O horário ainda será confirmado.

*Com informações do JC Online