internacional

Presidente do Haiti, Jovenel Moïse, é assassinado durante ataque à residencia oficial

A primeira-dama, Martine Moïse, foi baleada durante o ataque.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 07/07/2021 às 8:30
Reprodução/Twitter
FOTO: Reprodução/Twitter

O primeiro-ministro do Haiti, Claude Joseph, anunciou nesta quarta-feira (7) que o presidente Jovenel Moïse foi morto durante um ataque à residência oficial da presidência na capital Porto Príncipe durante a madrugada. Foi informado ainda que a primeira-dama, Martine Moïse, foi baleada, mas ainda não foi confirmado o estado de saúde dela.

No comunicado, Joseph informou que "um grupo de indivíduos não identificados, alguns dos quais falavam em espanhol, atacou a residência privada do presidente da República". Esse grupo teria invadido a residência por volta da 1h e "feriu mortalmente o Chefe de Estado".

No texto que informa sobre a morte do presidente do Haiti o premiê pede à população que mantenha calma e assegura que "a situação da segurança no país está sob o controle da Polícia Nacional haitiana e das Forças Armadas do Haiti". "Todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a continuidade do Estado e proteger a nação", destacou.

Histórico do país

O Haiti é considerada a nação mais pobre das Américas e sua história é marcada por ditaduras e golpes de Estado. Atualmente, o país tem cerca de 11,4 milhões de habitantes e faz fronteira com a República Dominicana em uma ilha no Caribe. Além disso, o Haiti tem um dos menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo: 0,51.