Pandemia

Anvisa aprova testes para nova vacina do Butantan contra a Covid-19

Os testes iniciam nesta sexta-feira (9)

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 08/07/2021 às 15:59
Leonardo Benassatto/REUTERS
FOTO: Leonardo Benassatto/REUTERS

Nesta quarta-feira (07) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o início dos testes em humanos da nova vacina do Butantan, a ButanVac, contra a Covid-19. A vacina será produzida inteiramente no Brasil.

A aprovação aconteceu após reunião entre a equipe técnica da Anvisa e o Instituto Butantan que apresentou dados que estavam pendentes para o início dos testes. Os dados foram considerados suficientes para que o estudo seja realizado.

Está previsto que a pesquisa dure 17 semanas, mas o prazo pode mudar, pois as etapas são graduais, ou seja, só haverá avanço após a conclusão do estagio anterior e com base na análise dos dados obtidos.

Ensaios Clínicos

 Os ensaios clínicos começam nesta sexta-feira (9) com a fase 1 e acontecem em Ribeirão Preto, em São Paulo. As fases 1 e 2 dos ensaios serão divididas nas etapas A, B e C. No momento está autorizada a fase 1, da etapa A com 400 voluntários. Ao total as duas fases tem previsão de seis mil voluntários.

Podem participar do estudo pessoas vacinadas (independente do imunizante), pessoas que tiveram Covid-19, também pessoas não vacinadas e que não foram expostas ao vírus. Se houver interesse de ser voluntário, é necessário ter mais de 18 anos e se inscrever no Hemocentro do município de Ribeirão Preto.