Uma pesquisa divulgada no domingo (11) pelo Instituto Datafolha aponta que 70% dos brasileiros acham que existe corrupção no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A mesma pesquisa mostra ainda que outros 23%, por outro lado, afirmam não ter suspeita de irregularidades, enquanto 7% não souberam responder.
A pesquisa leva em consideração uma margem de erro de dois pontos para mais ou menos. Foram entrevistadas 2.074 pessoas com mais de 16 anos nos dias 7 e 8 de julho.
Outros dados
O Ministério da Saúde, que é foco das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, também foi um dos pontos abordados na pesquisa. Para 63% dos brasileiros existe corrupção na pasta, outros 25% negam haver desvios.
Para 64% dos entrevistados, Bolsonaro sabia do possível superfaturamento na compra da vacina Covaxin. Outros 25% negam envolvimento do presidente enquanto 11% não opinaram.
De acordo com a pesquisa, os grupos que mais veem corrupção na gestão são mulheres (74%), jovens (78%), moradores do Nordeste (78%) e, também, os que reprovam o governo (92%).