Saúde

Petrolina abre cadastro para aplicação de "xepa" da vacina contra covid-19

Doses serão aplicadas em horário próximo ao final do expediente ou da validade das vacinas

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 13/07/2021 às 10:21
Foto: Tony Winston/ MS
FOTO: Foto: Tony Winston/ MS

A Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, abriu um cadastro para aplicar "xepa" da vacina contra covid-19. A "xepa" são as doses remanescentes do imunizante, aquelas que sobram após abertura do frasco da vacina. De acordo com a prefeitura, pessoas acima de 18 anos podem se inscrever na fila.

A "xepa" ocorre após o encerramento do horário regular para a aplicação da vacina. O objetivo é evitar o desperdício, já que a vacina tem uma validade pequena após a abertura do frasco.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Petrolina, as doses da "xepa" serão aplicadas em um horário próximo ao final do expediente ou da validade das doses. "No final do dia vamos acessar os dados e entrar em contato com as pessoas cadastradas através do número de telefone e informar o local e o período que ela tem para comparecer para receber a dose", explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

A pessoa que estiver cadastrada deve apresentar documento de identidade com foto, Cartão SUS ou CPF e um comprovante de residência quando for ao local de vacinação.

Validade após abertura do frasco

A validade da Janssen (Johnson & Johnson) e Pfizer é de seis horas; a validade da Coronavac é de oito horas; a Astrazeneca, se estiver sob refrigeração, tem validade de 48 horas, mas em temperatura ambiente tem validade de seis horas.

*Com informações do JC