menu

Quais os sinais de transtorno de aprendizagem? Entenda como observar

Especialista em neurociências com experiência educacional foi entrevistada na Rádio Jornal Garanhuns

Mulher vendia os papéis abaixo do valor do mercado a escolas públicas e particulares
Quais os sinais de transtorno de aprendizagem? Entenda como observar (Pixabay)

A psicóloga, especialista em neurociências com experiência educacional, Eduarda Alves, concedeu entrevista ao programa Consultório da Rádio Jornal Garanhuns, nesta segunda-feira (19). A profissional alertou sobre as dificuldades em matemática e a importância de pais e sociedade ficarem atentos aos transtornos como a discalculia.

Eduarda explicou que a dificuldade em matemática é um problema bem comum no país, mas principalmente pela forma como a disciplina foi repassada ao longo dos anos. "A didática profissional é muito importante nesses casos. Há algumas décadas a matemática era ensinada como uma disciplina puramente decorativa, sem apresentar à sua importância para o dia a dia, ou repassada sem nenhum estímulo. Isso acabou gerando traumas em muitas pessoas que até hoje têm dificuldades com as ciências exatas", alerta.

Já a discalculia, segundo a especialista, é um distúrbio muito mais sério que merece atenção especial: "A discalculia não é somente dificuldade com os cálculos matemáticos, mas dificuldades com os números de forma geral e de diversas ordens, como por exemplo, a pessoa que precisa escrever um '3' e escreve um '8'; ela se perde na sequência dos números ao contar ou lê na ordem errada, entre outras questões".

Para as dificuldades e transtornos de aprendizagem existem intervenções específicas. Quanto mais cedo, mais fácil será para a criança se adaptar. Adultos também podem ser tratados para melhorar o uso da matemática no dia a dia. 

Veja a entrevista: