Educação

Quais os sinais de transtorno de aprendizagem? Entenda como observar

Especialista em neurociências com experiência educacional foi entrevistada na Rádio Jornal Garanhuns

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 19/07/2021 às 16:01
Pixabay
FOTO: Pixabay

A psicóloga, especialista em neurociências com experiência educacional, Eduarda Alves, concedeu entrevista ao programa Consultório da Rádio Jornal Garanhuns, nesta segunda-feira (19). A profissional alertou sobre as dificuldades em matemática e a importância de pais e sociedade ficarem atentos aos transtornos como a discalculia.

Eduarda explicou que a dificuldade em matemática é um problema bem comum no país, mas principalmente pela forma como a disciplina foi repassada ao longo dos anos. "A didática profissional é muito importante nesses casos. Há algumas décadas a matemática era ensinada como uma disciplina puramente decorativa, sem apresentar à sua importância para o dia a dia, ou repassada sem nenhum estímulo. Isso acabou gerando traumas em muitas pessoas que até hoje têm dificuldades com as ciências exatas", alerta.

Já a discalculia, segundo a especialista, é um distúrbio muito mais sério que merece atenção especial: "A discalculia não é somente dificuldade com os cálculos matemáticos, mas dificuldades com os números de forma geral e de diversas ordens, como por exemplo, a pessoa que precisa escrever um '3' e escreve um '8'; ela se perde na sequência dos números ao contar ou lê na ordem errada, entre outras questões".

Para as dificuldades e transtornos de aprendizagem existem intervenções específicas. Quanto mais cedo, mais fácil será para a criança se adaptar. Adultos também podem ser tratados para melhorar o uso da matemática no dia a dia. 

Veja a entrevista: