Festa

Vai ter Festival de Inverno de Garanhuns? Saiba situação do evento em 2021

Evento multicultural é considerado um dos maiores da América Latina

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 21/07/2021 às 11:44
Divulgação/Prefeitura de Garanhuns
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns

O Festival de Inverno de Garanhuns, no Agreste pernambucano, é considerado um dos maiores da América Latina. O evento multicultural envolve música, teatro, cinema e muito mais. Tradicionalmente, o FIG costuma ocorrer no mês de julho. No ano passado, a festa foi cancelada oficialmente por causa da pandemia da covid-19 e este ano foi cancelada novamente, ainda devido ao coronavírus.

Os eventos com grandes aglomerações estão proibidos devido ao risco de contaminação pela doença no estado. De acordo com a prefeitura da cidade, o evento começaria no dia 15 de julho, mas dessa vez o público terá que aguardar a chegada de 2022 para poder aproveitar a 30ª edição da festa.

Evento em 2019

Em 2019, aproximadamente 600 mil pessoas circularam pela cidade durante o FIG. Segundo dados da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), a Praça Mestre Dominguinhos, o principal polo da festa, recebeu em média 60 mil pessoas por noite. O evento durou 10 dias e recebeu cerca de 500 apresentações e mais de 3 mil artistas nos 21 polos de animação.

Qual é a cidade mais fria de Pernambuco? Confira

O público do festival curtiu sete palcos com músicas de gêneros diferentes, como pop, forró, experimental, erudita, cultura popular e mais. Segundo os organizadores, as sessões foram lotadas nos espetáculos de dança, no cinema, no circo e no teatro. Muita gente visitou a Casa Galeria Galpão, a Praça da Palavra, o Pavilhão do Artesanato e o Polo Gastronômico.