curiosidade

O que significa a palavra Garanhuns? Saiba a origem do nome da cidade

Existem diversos significados para o nome da 'Suíça Pernambucana'.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 26/07/2021 às 10:00
Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem

A cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, reúne turistas de todo o país em diversas épocas do ano, seja para aproveitar o frio do Festival de Inverno, em julho, ou até mesmo a magia do natal que toma conta da cidade nos meses de novembro e dezembro.

O município é uma das cidades mais conhecidas do Estado e ganha destaque pela sua história e representatividade. A 'Suíça Pernambucana', que fica a 230 quilômetros do Recife, tem um nome bastante curioso e que possui uma história por trás. 

O que significa a palavra Garanhuns?

A origem do nome "Garanhuns" tem explicações controversas. Uma delas é de José de Almeida Maciel, que afirma em seu livro "Questões de Toponímia Municipal" que o nome faz referência a guirá-nhum, os pássaros pretos, que tem o nome de um povo indígena que morou na região.

Já de acordo com o professor João de Deus Oliveira Dias, o termo vem do nome do povo Cairu, da nação Cariri ou Quiriri, e o nome deriva de guirá ou guará, uma ave vermelha, e anhu, um pássaro preto, que eram espécies que habitavam o vale do rio Mundaú, local onde nasceu a primeira aldeia de Garanhuns. Sebastião de Vasconcelos Galvão defende em seu "Dicionário Corográfico, Histórico e Estatístico de Pernambuco" que a palavra tem origem indígena e significa "sítio de guarás e anuns", formado de guarás e anuns.

O escritor Ademilson Antônio Macedo afirma em seu "Dicionário de Nomes, Origens e Significados dos Municípios Brasileiros" que a palavra pode ser traduzida ainda como "homem do campo".