saúde

Variante Gama da Covid-19 é predominante em 23 cidades de Pernambuco

O levantamento foi realizado pela UFPE.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 26/07/2021 às 12:10
Reprodução: Internet
FOTO: Reprodução: Internet

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou nessa semana uma pesquisa que aponta que a variante Gama da Covid-19 tem predominância de 90,5% em 23 municípios analisados no Estado. Foram coletadas 63 amostras clínicas no mês de junho em cidades como Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Pesqueira, Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Recife, Serra Talhada e Surubim.

A variante, que também é chamada P.1, que foi identificada inicialmente em Manaus, é considerada uma das principais variantes de preocupação pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A pesquisa mostrou também a presença das linhagens P.1.1 (6,3%) e P.1.2 (3,2%), ambas derivadas da variante Gama, o que, para os especialistas, “evidencia a sua notável capacidade de diferenciação genética ao longo do tempo”. A variante também foi identificada em quatro amostras de profissionais que já tinham sido contemplados com as 2 doses da vacina no Recife. 

O projeto é desenvolvido por 30 pesquisadores – dentre estudantes de graduação e de pós-graduação, além de professores e técnicos – ligados ao Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG) e ao Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (Labbe) do Departamento de Genética do Centro de Biociências (CB) da UFPE.

*Com informações do JC Online