Internacional

Navio com carga de vinho do século 2 A.C. é encontrado

A descoberta irá ajudar a entender como eram as rotas comerciais da região

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 28/07/2021 às 18:03
Reprodução/Superintendência da Região Marinha da Sicília
FOTO: Reprodução/Superintendência da Região Marinha da Sicília

Um navio romano que naufragou no mar Mediterrâneo, na costa de Palermo, na Itália, no século 2 A.C. (Antes de Cristo) foi encontrado com uma carga de vinho, a 92 metros de profundidade, no mar perto de Isola delle Femmine.

As primeiras imagens do naufrágio, que foram feitas por um robô submarino, mostraram várias garrafas de vinho. “O Mediterrânio continuamente nos dá elementos preciosos para a reconstrução da nossa ligada ao comércio marítimo, os tipos de barcos, os transportes realizados”, disse a superintendente do mar na região da Sicília, Valeria Li Vigni. 

“Agora nós vamos saber mais sobre a vida a bordo e as relações entre as populações costeiras”, completou ela. As autoridades da região classificaram essa como uma das mais importantes descobertas arqueológicas dos últimos anos. 

Acredita-se que a descoberta irá ajudar a entender melhor como era a rota de comércio no Mediterrâneo, onde os romanos comercializavam temperos, vinhos, azeite e outros produtos em outras partes da Europa, norte da África e oriente médio. 

*Com informações do The Guardian