curiosidade

Por que nevou em algumas regiões do Brasil? Entenda

Baixas temperaturas registradas em algumas regiões fizeram com que nevasse. Especialista explica o fenômeno.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 30/07/2021 às 9:30
Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online
FOTO: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Nos últimos dias, uma frente fria que chegou ao Brasil tem despertado a curiosidade e surpreendendo muitas pessoas em algumas regiões do país. Isso porque algumas localidades tem registrado neve, que é um acontecimento meteorológico não muito comum na Zona Climática Intertropical. No entanto, em algumas épocas do ano é possível que ocorra precipitação de flocos formados por cristais de gelo em alguns lugares da região Sul.

O fenômeno ocorre quando as nuvens de chuva encontram uma região alta da atmosfera, onde a temperatura está abaixo de zero, ou em algumas cidades que estão em altitude entre 900 a 1.900 metros acima do nível do mar. O vapor da água faz com que sejam formados cristais de gelo e a água seja transformada em neve. 

 

Por que nevou em algumas regiões do Brasil?

O especialista Willians Bini, que é Head do Agronegócio da Climatempo, contou em entrevista ao site Canaltech que, assim como ocorre com a geada, é necessário ter baixas temperaturas para formar neve. “Onde existe condição de chuva com essa temperatura baixa, você tem a neve. Ou seja, o frio tem que ser intenso. Quando não há chuva, ocorre a geada”, acrescenta Bini.

Bini explica ainda que há outras variáveis que fazem com que a neve seja formada. “De fato, este inverno tem sido mais intenso mesmo e já é a terceira onda de frio do ano — provavelmente a mais intensa de 2021. Mas é inverno, caracteristicamente existem essas condições de frio”, diz.

 

A neve não é novidade no Brasil

Nevar no Brasil não é um acontecimento inédito, apesar de não ser um fenômeno frequente. O primeiro registro de neve no Brasil data de 1879 em Vacaria, cidade do nordeste do Rio Grande do Sul. Esta foi considerada uma das piores nevascas do país e a camada formada no chão chegou a atingir mais de dois metros de altura.

O fenômeno pode ser observado quase todos os anos em regiões do Sul do país, especialmente em algumas cidades do Rio Grande do Sul e em Santa Cataria, que abrigam montanhas e tem as cidades consideradas as mais frias do país.

*Com informações do Canaltech