Internacional

Vídeo mostra momento em que meteoro esverdeado foi registrado no céu da Turquia; confira

O tom esverdeado do céu provocado pelo meteoro pode ter sido causado pela quantidade de níquel contido na rocha espacial

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 04/08/2021 às 15:08
Foto: Reprodução/Twitter/@Aladdin_Hu_Me
FOTO: Foto: Reprodução/Twitter/@Aladdin_Hu_Me

No último sábado (31), uma bola de fogo esverdeada atravessou os céus de Izmir, na Turquia. O fenômeno durou poucos segundos, mas foi suficiente para ser compartilhado nas redes sociais.

Apesar de todas as teorias da internet, a bola de fogo e a explosão é um tipo de meteoro incomum, que por ser grande, consegue resistir por mais tempo na entrada da atmosfera da Terra antes de incinerar.

Como o astrofísico e diretor associado do Observatório da Universidade da Ege na Turquia, Hasan Ali Dal, publicou uma explicação do acontecimento “A explosão foi provavelmente causada por um meteoro típico que se aproximou além da conta e conseguiu sobreviver por mais tempo e chegar mais perto da Terra do que uma rocha espacial média.”.

E seguiu explicando que esse tipo de explosão pode ser esperado nessa época do ano, pois é quando tem início a temporada anual de meteoros Perseidas. O tom esverdeado pode ser causado pela presença de níquel na rocha espacial, mas também pode ser o resultado das condições atmosféricas locais. 

*Informações do UOL 

Veja o momento;