No último sábado (31), uma bola de fogo esverdeada atravessou os céus de Izmir, na Turquia. O fenômeno durou poucos segundos, mas foi suficiente para ser compartilhado nas redes sociais.
Apesar de todas as teorias da internet, a bola de fogo e a explosão é um tipo de meteoro incomum, que por ser grande, consegue resistir por mais tempo na entrada da atmosfera da Terra antes de incinerar.
Como o astrofísico e diretor associado do Observatório da Universidade da Ege na Turquia, Hasan Ali Dal, publicou uma explicação do acontecimento “A explosão foi provavelmente causada por um meteoro típico que se aproximou além da conta e conseguiu sobreviver por mais tempo e chegar mais perto da Terra do que uma rocha espacial média.”.
E seguiu explicando que esse tipo de explosão pode ser esperado nessa época do ano, pois é quando tem início a temporada anual de meteoros Perseidas. O tom esverdeado pode ser causado pela presença de níquel na rocha espacial, mas também pode ser o resultado das condições atmosféricas locais.
*Informações do UOL
Veja o momento;
Meteor fell on #Izmir city southern #Turkey #TurkeyNeedsHelp pic.twitter.com/C89r8A4iOF
— A a n (@Aladdin_Hu_Me) August 2, 2021
Geçtiimiz gece saat 01:54 civarnda zmir’de gökyüzünde video kayd yaplan olay bir meteor olaydr. Daha önceki yllarda gündüz saatlerinde yaanm çok benzer bir olayn buradaki video kaydndaki gibi görünen ve “Fireball (Atetopu)” olarak bilinen bu olay, pic.twitter.com/tMKe56ClSj
— Hasan Ali Dal (@hsnldl) July 31, 2021