Pandemia

Saiba o que está liberado no funcionamento de atividades econômicas em Pernambuco a partir desta segunda

Atividades terão horários ampliados e distanciamento é reduzido

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 09/08/2021 às 9:32
Alex Oliveira / JC IMAGEM
FOTO: Alex Oliveira / JC IMAGEM

Pernambuco entrou em uma nova fase do Plano de Convivência com a Covid-19 nesta segunda-feira (9). As atividades econômicas poderão funcionar até a meia-noite em todos os dias da semana, e distância obrigatória entre as pessoas foi reduzida para 1 metro.

De acordo com o decreto, o distanciamento deve ser mantido em escolas, igrejas, salões de beleza, academias, parques temáticos e escritórios.

De acordo com a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, o avanço da vacinação no estado permitiu que o Plano de Convivência pudesse avançar. "A vacinação vem avançando e os números da covid-19 melhorando, graças a essa combinação o governo do Estado pode avançar com o plano de flexibilização das atividades sociais e econômicas. Diante disso, todas as atividades sociais e econômicas poderão funcionar até a meia-noite, em qualquer dia da semana, assim como já acontece com bares e restaurantes", disse ela.

Confira as regras

Bares, restaurantes e lanchonetes

Vão poder avançar para 70% da capacidade do local. Poderão funcionar, das 5h à meia-noite durante a semana e nos finais de semana e feriados. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Além disso, mesas com até dez pessoas.

Academias e similares

Poderão funcionar das 5h à meia-noite, durante a semana, nos finais de semana e feriados. Com a permanência da capacidade de 50% nos aparelhos de cardio.

Feiras de negócios

Vão poder funcionar das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente/visitante a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.

Shopping centers

Vão poder funcionar das 9h à meia-noite, durante a semana, finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.

Eventos corporativos

Poderão ser realizados até à meia-noite. Já a capacidade subirá para 300 pessoas ou 70% do local, o que for menor.

Eventos sociais/Buffet

Poderão funcionar das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade avança para 50% do local, mas mantendo 100 pessoas, o que for menor. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé.

Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico

Poderão funcionar das 8h à meia-noite, durante a semana, finais de semana e feriados. A capacidade permanece de 300 pessoas, mas avança para 70% do local, o que for menor. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Alimentos e bebidas também são permitidos.

Cinema, teatro e circo

Poderão funcionar das 9h à meia-noite, durante a semana, finais de semana e feriados. A capacidade permanece de 300 pessoas, mas avança para 70% do local, o que for menor.

Museus e demais equipamentos culturais

Poderão funcionar das 9h à meia-noite, durante a semana, fins de semana e feriados. Continuam permitidos um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositiva internas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.

Clubes sociais

Vão poder funcionar das 5h à meia-noite, durante a semana, finais de semana e feriados. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Também continua proibido o funcionamento das saunas.

Atividades esportivas coletivas e individuais

Vão poder funcionar até à meia-noite, durante a semana, finais de semana e feriados. Também vai poder ser permitida a presença de torcida até 100 pessoas em competições esportivas ou 50% da capacidade, o que for menor, com exceção do futebol profissional nos estádios. Além disso, poderá ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Continua vedada a realização de shows, inclusive em quadras, campos e academias.

Igrejas e templos religiosos

Avançam para 70% da capacidade, mantendo 300 pessoas, o que for menor.

*Com informações do JC