Notícias

Câmara dos Deputados aprova cassação do mandato da deputada Flordelis

Foram 437 votos a favor da cassação e 7 contra

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 11/08/2021 às 19:25
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
FOTO: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira(11) foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados a cassação do mandato da deputada Flordelis(PSD-RJ). Foram 437 votos pela perda do mandato contra 7, os outros 7 deputados se abstiveram. 

Flordelis dos Santos Souza é acusada de ser mandante do assassinato do marido, em junho de 2019. O pastor Anderson do Carmo de Souza, foi executado em sua casa, em Pendotiba, com diversos tiros. O processo criminal ainda não foi julgado, Flordelis e mais nove suspeitos vão enfrentar júri popular. Ela nega a participação no crime. 

Foi considerado que a atuação da parlamentar ao longo do caso, acabou ferindo o Código de Ética da Câmara. Para a cassação, era necessário no mínimo 257 votos favoráveis. 

Apesar de já ter sido aprovada a cassação pelo Conselho de Ética da Câmara, era necessário a palavra final do plenário da Casa. O deputado Alexandre Leite (DEM-SP), relator do processo, examinou que as provas obtidas, depoimentos e mensagens, confirmam que a deputada teve participação ativa no planejamento da morte do pastor. 

*Com informações do G1