segurança

Alerta Bike é mais um instrumento de segurança disponível em Limoeiro

A iniciativa surge como nova ferramenta tecnológica para combater o comércio ilegal, assim como os furtos e roubos de bicicletas.

Alfredo Neto
Alfredo Neto
Publicado em 12/08/2021 às 10:10
Divulgação/PM
FOTO: Divulgação/PM

O município de Limoeiro, no Agreste, passou a contar com mais um instrumento de segurança pública. Uma parceria firmada entre a Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Prefeitura Municipal tem possibilitado a divulgação e a operacionalização do Programa Estadual Alerta Bike. No estande montado na Praça da Bandeira, policiais da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) distribuem folders com instruções à população acerca dos procedimentos para cadastro na plataforma, assim como realizam orientações e cadastros presenciais dos interessados.

O ponto de cadastro permanece na praça até esta quinta-feira (12), mas o serviço seguirá disponível na sede da 6ª CIPM. De acordo com a SDS, o Alerta Bike surge como nova ferramenta tecnológica para combater o comércio ilegal, assim como os furtos e roubos de bicicletas. A iniciativa permite que cidadãos cadastrem informações sobre suas bicicletas, que poderão ser recuperadas por meio dos dados registrados no sistema. O funcionamento é simples: basta entrar no site www.alerta.sds.pe.gov.br, cadastrar login e senha e seguir o passo-a-passo definido no site.

“Para esse programa dar certo, há dois fatores decisivos: cadastrar sua bicicleta, ampliando nossa base de dados, e jamais adquirir produtos sem nota fiscal ou origem desconhecida”, explica Humberto Freire, Secretário de Defesa Social de Pernambuco. O conjunto de informações cadastradas pelo usuário ficará disponível na plataforma de consulta dos policiais militares que, durante as abordagens, poderão verificar se a bicicleta é roubada. Quando for o caso, fará a condução do responsável à delegacia e o resgate do veículo para devolução.

Caso o Boletim de Ocorrência não seja realizado até 48 horas após o registro no site, automaticamente o sistema retira o sinal de alerta. O BO pode ser gerado na Delegacia de Limoeiro de forma presencial ou por meio da Delegacia Virtual. O Alerta Bike funcionará no mesmo formato do Alerta Celular e os mesmos login e senha funcionam para os dois programas. “É mais uma ferramenta que os munícipes poderão utilizar. Toda bicicleta tem sua numeração no chassi e, se cadastrada, poderá ser recuperada, a exemplo dos celulares”, reforçou o secretário de Trânsito e Defesa Social de Limoeiro, Coronel Cleidson Canel.