Saúde

Saiba a eficácia de cada vacina da covid-19 contra a variante delta

Variante foi identificada pela primeira vez na Índia

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 13/08/2021 às 10:18
Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru

A variante da covid-19 Delta está avançando em todas as partes do mundo e também do Brasil. Ela foi identificada pela primeira vez na Índia, em outubro de 2020. De acordo com diversos estudos, as vacinas desenvolvidas contra o coronavírus estão se mostrando eficazes contra ela.

Veja a eficácia de cada vacina da covid-19 contra a variante delta

Pfizer e AstraZeneca

Segundo um estudo divulgado no dia 21 de julho de 2021, duas doses das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer contra o coronavírus são eficazes contra as variantes Delta e Alfa. Autoridades afirmaram que os imunizantes são altamente eficazes contra a variante Delta.

Ainda conforme o estudo, duas doses da Pfizer têm 88% de eficácia na prevenção da variante Delta e 93,7% contra a variante Alfa. Duas doses da AstraZeneca tem 67% de eficácia contra a variante Delta e 74,5% contra a variante Alfa.

*Com informações da UOL

Jassen

De acordo com um estudo intitulado Sisonke feito com 477.234 trabalhadores da saúde na África do Sul, a vacina da Janssen é eficaz contra a variante Delta. O imunizante é de dose única.

Os testes foram realizados entre os dias 17 de feveiro e 17 de maio. A vacina evitou a hospitalização média de 66% das pessoas, sendo 71% dos casos da variante Delta e 67% da variante Beta. Além disso, a proteção contra óbitos ficou entre 91% e 95%.

*Com informações da CNN Brasil

Sputnik V

A vacina russa é aproximadamente 83% eficaz contra a variante Delta. De acordo com a agência TASS, as autoridades culparam a nova cepa da covid-19 pelo aumento dos casos da covid-19 e também a relutância das pessoas em se vacinar.

Em junho, os desenvolvedores da Sputnik V afirmaram que a vacina era aproximadamente 90% eficaz contra a variante Delta. O diretor do Instituto Gamaleya, responsável pelo desenvolvimento do imunizante, Alexander Gintsburg, disse em entrevista ao jornal Izvestia, que a vacina é eficaz contra todas as cepas da covid.

*Com informações da Exame

Coronavac

Estudos apresentam que a Coronavac tem eficácia contra a variante Delta, da Covid-19, que varia entre 69% a 77% em relação à proteção de pneumonia, que é o quadro mais grave. O estudo foi feito  por pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da província de Cantão (Guangdong), na China. 

A vacina do Butantan evita em 100% o desenvolvimento de casos graves de Covid-19 causados pela variante delta e tem eficácia de 69,5% contra pneumonias decorrentes da doença. A pesquisa é vinculada à revista The Lancet, uma das mais importantes publicações médicas do mundo.

*Atualizado em 18/08

*Com informações do Instituto Butantan e IstoÉ Dinheiro