meio ambiente

Mutirão para limpeza das praias de Fernando de Noronha é realizado após surgimento de bolas de petróleo

ICMBio Noronha e voluntários retiraram meia tonelada de óleo e lixo oceânico das praias

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 15/08/2021 às 12:15
Foto: Claudio Bellini
FOTO: Foto: Claudio Bellini

Neste sábado(14) muitas ONGs começaram a compartilhar fotos das praias na ilha de Fernando de Noronha, que estavam aparecendo vestígios de bolas de petróleo já endurecidas, conhecidas como “piche”. 

A equipe do ICMBIo Noronha e voluntários fizeram a limpeza no domingo(15), retirando meia tonelada de óleo e lixo oceânico, nas praias do Leão, Sueste, Enseada dos Abreus, Atalaia e Caieiras, no chamado Mar de Fora, no Parque Nacional Marinho. 

Por meio de nota, a Marinha do Brasil informou que tomou conhecimento e que as Equipes da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) coletaram amostras que serão enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), no Rio de Janeiro. 

Denúncias nas redes sociais

Várias ONGs trouxeram fotos e vídeos mostrando a chegada de muitas bolotas de petróleo e lixo plástico, trazidas pela Corrente Sul Equatorial, na manhã deste sábado(14) nas praias na ilha de Fernando de Noronha. De acordo com o perfil BiomaBrasil seria “A mesma corrente que trouxe o óleo em setembro de 2019 para o litoral do Nordeste.”

*Com informações do Jornal do Commercio