Diversos vídeos que foram compartilhados nesse domingo (15) na internet mostram a corrida desesperada de fuga de Cabul, no Afeganistão, após a tomada do poder pelo Talibã. Nas imagens, é possível ver pessoas correndo para o aeroporto da cidade, já que seria a única forma de sair do país, uma vez que o grupo fundamentalista islâmico dominou as fronteiras.
O presidente Ashraf Ghani deixou o Afeganistão para evitar um "banho de sangue", de acordo com um post feito por ele na web.
Na noite do domingo, a estrada principal para o aeroporto estava repleta de afegãos. Países ocidentais, como os Estados Unidos, França e Alemanha, fecharam as embaixadas.
Um tumulto no aeroporto deixou mortos nessa segunda-feira (16). O número de mortes ainda não foi confirmada.
Segundo o jornal "The Wall Street Journal", três pessoas teriam sido mortas por armas de fogo. A agência de notícias Reuters diz que relatos de testemunhas apontam que cinco pessoas teriam morrido.
O Talibã voltou ao poder do Afeganistão após 20 anos, nesse domingo (15). As tropas entraram em Cabul pela primeira vez desde o dia 13 de outubro de 2001.
*Com informações do JC e G1
Confira vídeos:
Enquanto o Talibã avança sobre Cabul, inclusive com terroristas libertados em outras cidades, moradores da capital tentam fugir em desespero. Aeroporto é única saída. pic.twitter.com/2Fr4rkK9dQ
— André Fran (@andrefran) August 15, 2021
Thousands are seeking to flee from Afghanistan and are panicking.
Gunshots are head in the city and the airport is closed. pic.twitter.com/aCXxxVPfgl
— (@AlertChannel) August 15, 2021
Latest situation at #kabulairport ,
Thousands of people want to run away from Afghanistan.
Kabul airport now......#Kabul #Taliban#Afghanishtan #Afghanistan pic.twitter.com/4MfcxbX9YA
— RAJENDRA PATEL (@RAJENDRNCR) August 15, 2021