Internacional

Afegãos correm para aeroporto de Cabul após tomada de poder pelo Talibã; veja vídeos

Tumulto deixou mortos nessa segunda-feira

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 16/08/2021 às 11:44
Reprodução/Twitter
FOTO: Reprodução/Twitter

Diversos vídeos que foram compartilhados nesse domingo (15) na internet mostram a corrida desesperada de fuga de Cabul, no Afeganistão, após a tomada do poder pelo Talibã. Nas imagens, é possível ver pessoas correndo para o aeroporto da cidade, já que seria a única forma de sair do país, uma vez que o grupo fundamentalista islâmico dominou as fronteiras.

O presidente Ashraf Ghani deixou o Afeganistão para evitar um "banho de sangue", de acordo com um post feito por ele na web.

Na noite do domingo, a estrada principal para o aeroporto estava repleta de afegãos. Países ocidentais, como os Estados Unidos, França e Alemanha, fecharam as embaixadas.

Um tumulto no aeroporto deixou mortos nessa segunda-feira (16). O número de mortes ainda não foi confirmada.

Segundo o jornal "The Wall Street Journal", três pessoas teriam sido mortas por armas de fogo. A agência de notícias Reuters diz que relatos de testemunhas apontam que cinco pessoas teriam morrido.

O Talibã voltou ao poder do Afeganistão após 20 anos, nesse domingo (15). As tropas entraram em Cabul pela primeira vez desde o dia 13 de outubro de 2001.

*Com informações do JC e G1

Confira vídeos: