Uma jovem do Afeganistão publicou um desabafo nas redes sociais em meio ao desespero enfrentado pela população após a tomada de poder por parte do Talibã nas principais capitais do país, como Cabul. O vídeo foi publicado pela jornalista iraniana Masih Alinejad.
No vídeo, a jovem relata seu desespero e indignação sobre a forma como mundo ignora o Afeganistão. "Nós não contamos porque nascemos no AgefanistãoNão. (...) consigo evitar chorar. Ninguém quer saber de nós. Morreremos lentamente na história", diz ela.
O Afeganistão foi tomado pelo Talibã no último domingo (15) e assumiu cidades importantes do país, como Jalalabad e Mazar-i-Sharif. O grupo tomou 26 das 34 capitais provinciais em um período de 7 dias.
"We don't count because we're from Afghanistan. We'll die slowly in history"
Tears of a hopeless Afghan girl whose future is getting shattered as the Taliban advance in the country.
My heart breaks for women of Afghanistan. The world has failed them. History will write this. pic.twitter.com/i56trtmQtF
— Masih Alinejad (@AlinejadMasih) August 13, 2021
O que está acontecendo no Afeganistão?
A população do Afeganistão está tentando deixar o país depois que o Talibã tomou a capital Cabul e voltou ao poder após 20 anos. No domingo (15), o presidente fugiu do Afeganistão e o palácio presidencial foi tomado pelos talibãs,
Os Estados Unidos atacaram o Afeganistão em 2001, depois do atentado às Torres Gêmeas no 11 de setembro. Os americanos invadiram o país e derrubaram o Talibã do poder.
Os americanos acusaram o Talibã de financiar e esconder membros da Al-Qaeda, grupo terrorista comandado por Osama bin Laden e responsável pelo atentado. Em fevereiro de 2020, Donald Trump assinou um acordo de paz com o Talibã para a retirada total das tropas americanas do Afeganistão em abril deste ano.
O atual presidente, Joe Biden, manteve a decisão mas adiou a saída do país para o fim deste mês. Com isso, o Talibã rapidamente retomou o poder.