internacional

'Ninguém quer saber de nós', desabafa jovem em meio ao desespero no Afeganistão

A jovem mostra indignação relatando sobre como o restante do mundo ignora o que acontece no seu país.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 16/08/2021 às 11:55
AFP
FOTO: AFP

Uma jovem do Afeganistão publicou um desabafo nas redes sociais em meio ao desespero enfrentado pela população após a tomada de poder por parte do Talibã nas principais capitais do país, como Cabul. O vídeo foi publicado pela jornalista iraniana Masih Alinejad.

No vídeo, a jovem relata seu desespero e indignação sobre a forma como mundo ignora o Afeganistão. "Nós não contamos porque nascemos no AgefanistãoNão. (...) consigo evitar chorar. Ninguém quer saber de nós. Morreremos lentamente na história", diz ela.

O Afeganistão foi tomado pelo Talibã no último domingo (15) e assumiu cidades importantes do país, como Jalalabad e Mazar-i-Sharif. O grupo tomou 26 das 34 capitais provinciais em um período de 7 dias.

 

O que está acontecendo no Afeganistão?

A população do Afeganistão está tentando deixar o país depois que o Talibã tomou a capital Cabul e voltou ao poder após 20 anos. No domingo (15), o presidente fugiu do Afeganistão e o palácio presidencial foi tomado pelos talibãs,

Os Estados Unidos atacaram o Afeganistão em 2001, depois do atentado às Torres Gêmeas no 11 de setembro. Os americanos invadiram o país e derrubaram o Talibã do poder. 

Os americanos acusaram o Talibã de financiar e esconder membros da Al-Qaeda, grupo terrorista comandado por Osama bin Laden e responsável pelo atentado. Em fevereiro de 2020, Donald Trump assinou um acordo de paz com o Talibã para a retirada total das tropas americanas do Afeganistão em abril deste ano. 

O atual presidente, Joe Biden, manteve a decisão mas adiou a saída do país para o fim deste mês. Com isso, o Talibã rapidamente retomou o poder.