Dia do estagiário

Confira 5 dicas para se sair bem na entrevista de estágio

É importante estar atento e bem preparado para uma boa seleção.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 18/08/2021 às 9:45
Reprodução/Freepik
FOTO: Reprodução/Freepik

O estágio é uma das primeiras oportunidades de ingresso à vida profissional. Alinhar os conceitos aprendidos na faculdade com a prática da rotina de trabalho faz com que o estudante se capacite para o mercado através do intercâmbio de ideias, planos e estratégias de uma empresa e seus funcionários.

Para conseguir uma vaga de estágio, é necessário que o estudante esteja preparado para uma das fases mais importantes do processo de seleção, que é a entrevista de estágio. É nessa etapa que o avaliador conhece o perfil do candidato e decide se vale a pena tê-lo como estagiário na equipe. 

"Com a retomada da economia, é importante que o estudante esteja preparado e atento às vagas que vão surgindo", afirma Murielly Sales, coordenadora de integração de estágio do Centro de Integração de Estágio Qualificado (CIEQ) na Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic). 

Neste Dia do Estagiário, comemorado no dia 18 de agosto, a especialista destacou cinco dicas para quem está se preparando para uma entrevista de estágio. Confira:

1. Capriche na sua apresentação

É importante que, durante a entrevista de estágio, você mostre seus pontos fortes. Fale da sua experiência acadêmica, dos projetos desenvolvidos por você, suas principais habilidades e dê destaque aos trabalhos voluntários, caso já tenha desenvolvido algum. "Seja, pontual, cordial e demonstre vontade de aprender e de fazer parte daquela equipe", afirma.

2. Estude sobre a empresa

Para estar bem preparado, é fundamental conhecer sobre a empresa que você se interessou pela vaga. Procure saber quais são seus valores, a sua história no mercado de atuação e porque ela é uma referência para você. Isso vai fazer com que você se apresente de forma mais confiante e assertiva. 

3. Mostre confiança

Durante a entrevista, é importante mostrar que você está pronto para assumir a vaga. Se mostre proativo e fale sobre a sua vontade e disposição em dar o melhor pela empresa caso seja selecionado. "Respire fundo e mostre que você está preparado para assumir os desafios", destaca Murielly. 

4. Atenção à linguagem corporal

Este dos critérios observados pelos avaliadores durante uma entrevista. Por isso, além do que você fala, tenha atenção ao seu corpo e como ele responde aos questionamentos durante a entrevista. "Mantenha o contato visual com o entrevistador, tenha postura, tome cuidado com a altura da voz e faça pausas durante a apresentação", disse a coordenadora. Manter a tranquilidade é o caminho!

5. Seja você mesmo!

Não omita nem acrescente informações sobre você mesmo. Conte sobre quem você é e tenha em mente que tudo o que disser poderá ser comprovado. Assim, você evita surpresas para você mesmo e para a empresa.