Saúde

Covid-19: Governo de Pernambuco confirma circulação da variante Delta

Secretaria de Saúde reforçou a importância de continuar os cuidados contra a doença

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 18/08/2021 às 15:38
 Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

Durante uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (18), o governo de Pernambuco confirmou a circulação da variante Delta da covid-19 no estado após investigações epidemiológicas realizadas pelos municípios, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Um sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) na última quinta-feira (12) revelou duas amostras com a cepa originária da Índia em dois homens, de 24 e 49 anos, residentes em Abreu e Lima e Olinda, respectivamente. Até o momento, não foi possível rastrear a origem da infecção, comprovando que o vírus circula entre as pessoas, independente de terem viajado ou não para locais onde há casos registrados.

“Com os resultados encontrados até o momento, não conseguimos identificar os casos que positivaram para a doença antes desses pacientes. Seguiremos reforçando o sequenciamento genético das amostras, principalmente dos contactantes relacionados aos dois pacientes, para rastrear a possível presença da Delta no Estado”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A SES-PE segue investigando outros possíveis contactantes dos dois casos positivos, com o apoio das Vigilância Epidemiológicas de Olinda e Abreu e Lima.

André Longo destacou a importância dos cuidados contra o coronavírus e a necessidade da vacinação contra a doença. “É fundamental que a população entenda a necessidade do uso correto de máscaras, do distanciamento social e da higienização adequada das mãos. É necessário compromisso e responsabilidade. A pandemia não acabou. O vírus continua circulando, com a introdução de variantes preocupantes, como é o caso da Delta. Completar o esquema vacinal, com as duas doses, é essencial para a eficácia da imunização", afirmou.